Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 1.4 – Organização lógica do texto dissertativo-argumentativo
Olá!
Hoje, para nosso último post da aula 1, falaremos sobre
aquilo que talvez seja o ponto mais importante em qualquer gênero argumentativo.
A organização lógica. Antes de comentar sobre esse assunto, quero destacar dois
pontos.
Primeiro. A prova de redação existente em processos
seletivos tende a disponibilizar trinta linhas para a produção textual. Por
isso, pensaremos numa organização de quatro parágrafos, que é o que padrão que
melhor se encaixa nesse espaço.
Segundo, para pensarmos a construção lógica dos nossos
textos, ignoraremos a contextualização, pois ela, apesar de ser importante para
introduzir ideias, pouco contribui para a lógica por trás do texto, e
deixaremos de lado também propostas de intervenção e fechamentos, pois,
semelhantes à contextualização, possuem sua importância, mas não para a
estrutura lógica.
Dados esses dois comentários, podemos começar nossa análise
lógica. Indo direto ao ponto, podemos ver, pela imagem, que, como já havia sido
explicado em postagens anteriores, as partes do texto são ligadas linguisticamente
e logicamente. Observe bem.
A tese é o centro do texto, é o que possibilita que todo o
resto exista. Ela permite que os argumentos primários sejam raciocínios
válidos. Os argumentos primários são as proposições de validação da tese, ou
seja, argumentos que possibilitam a confirmação de que a tese é verdadeira. Os
argumentos secundários são, por sua vez, proposições de validação dos
argumentos primários, portanto, argumentos que possibilitam a confirmação de
que os argumentos primários são verdadeiros. E a conclusão, como retomada do
conteúdo do texto, funciona como reafirmação da tese.
Analisemos como isso funcionaria num exemplo clássico de
lógica.
Sócrates é humano. Humanos são mortais. Portanto, Sócrates é mortal. Nesse
exemplo, temos dois argumentos primários e uma conclusão. Sócrates é humano,
funciona como argumento para, Sócrates é mortal. Humanos são mortais, também
cumpre essa função. Nesse caso, a única diferença para o texto é que a
conclusão apareceria como hipótese no início do texto.
Perceberam como é algo tranquilo de se entender?
Para qualquer dúvida, crítica ou sugestão, deixe um
comentário.
Até a próxima aula.
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