Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 1.2 – O porquê do gênero dissertativo-argumentativo


Nessa aula, como dito anteriormente, discutiremos os porquês de o gênero dissertativo-argumentativo ser tão cobrado em exames em todo o Brasil. No entanto, na verdade, não há necessariamente uma única resposta para essa questão, mas é possível levantarmos uma série de hipóteses que nos ajudarão a pensar a importância do gênero e, por conseguinte, a produzi-lo com maior qualidade.

A primeira coisa que podemos imaginar é que esse gênero respeita minimamente as estruturas formal e argumentativa de um texto acadêmico aceitável. Claro que não há espaço e nem tempo disponível em uma prova de redação para que se desenvolva todos os passos necessários para a produção de artigos científicos ou filosóficos, nem mesmo para um texto de divulgação científica, mas, ao cobrar, por intermédio do texto dissertativo argumentativo, habilidades semelhantes às que os gêneros acadêmicos cobram, temos um instrumento interessante para selecionar ingressantes universitários.

Além disso, e de forma mais abrangente, podemos levantar a hipótese de que esse gênero avalia várias habilidades linguísticas e extralinguísticas por meio de um único instrumento, o que torna a redação muito mais eficaz que a maioria dos outros gêneros textuais que poderiam ser cobrados. De acordo com essa ideia, podemos observar que não se avalia do candidato apenas suas habilidades ortográficas, gramaticais, de coesão e coerência, e de outras questões linguísticas, mas também suas habilidades de construção lógica, de apresentar e defender teses de forma eficiente e seu conhecimento de mundo.

Essas são apenas duas ideias que podem justificar o uso da dissertação argumentativa como principal gênero utilizado em vestibulares e concursos, o que não quer dizer que sejam as únicas. E o simples exercício de buscar por essas respostas já ajuda no desenvolvimento das habilidades de produção textual do aluno, pois, a partir dessa busca por compreensão, temos estímulos de raciocínio complexos e podemos entender melhor o funcionamento do próprio gênero, o que certamente colaborará com o processo de aprendizagem e, posteriormente, de escrita.

Na próxima aula, começaremos a compreender a organização do texto dissertativo argumentativo.

Até a próxima aula!




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