Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 1.2 – O porquê do gênero dissertativo-argumentativo
Nessa aula, como dito anteriormente, discutiremos os
porquês de o gênero dissertativo-argumentativo ser tão cobrado em exames em
todo o Brasil. No entanto, na verdade, não há necessariamente uma única resposta para essa
questão, mas é possível levantarmos uma série de hipóteses que nos ajudarão a
pensar a importância do gênero e, por conseguinte, a produzi-lo com maior
qualidade.
A primeira coisa que podemos imaginar é que esse gênero respeita
minimamente as estruturas formal e argumentativa de um texto acadêmico
aceitável. Claro que não há espaço e nem tempo disponível em uma prova de
redação para que se desenvolva todos os passos necessários para a produção de
artigos científicos ou filosóficos, nem mesmo para um texto de divulgação
científica, mas, ao cobrar, por intermédio do texto dissertativo argumentativo,
habilidades semelhantes às que os gêneros acadêmicos cobram, temos um
instrumento interessante para selecionar ingressantes universitários.
Além disso, e de forma mais abrangente, podemos levantar a
hipótese de que esse gênero avalia várias habilidades linguísticas e
extralinguísticas por meio de um único instrumento, o que torna a redação muito
mais eficaz que a maioria dos outros gêneros textuais que poderiam ser
cobrados. De acordo com essa ideia, podemos observar que não se avalia do
candidato apenas suas habilidades ortográficas, gramaticais, de coesão e
coerência, e de outras questões linguísticas, mas também suas habilidades de
construção lógica, de apresentar e defender teses de forma eficiente e seu
conhecimento de mundo.
Essas são apenas duas ideias que podem justificar o uso da
dissertação argumentativa como principal gênero utilizado em vestibulares e
concursos, o que não quer dizer que sejam as únicas. E o simples exercício de
buscar por essas respostas já ajuda no desenvolvimento das habilidades de
produção textual do aluno, pois, a partir dessa busca por compreensão, temos
estímulos de raciocínio complexos e podemos entender melhor o funcionamento do
próprio gênero, o que certamente colaborará com o processo de aprendizagem e,
posteriormente, de escrita.
Na próxima aula, começaremos a compreender a organização do
texto dissertativo argumentativo.
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