Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 1.3 – Organização formal do texto dissertativo-argumentativo
Olá!
Nessa aula, falaremos sobre a tão comentada por professores
de redação organização formal, ou estrutural do texto
dissertativo-argumentativo. No entanto, já devo salientar que o assunto será
tratado de forma um pouco mais detalhada em aulas posteriores, quando formos
abordas partes específicas do texto.
Como vários de vocês já devem ter escutado, qualquer texto
dissertativo bem escrito tem uma introdução, em que há a contextualização do
tema e uma tese, um desenvolvimento, apresentando informações e/ou argumentos
lógicos que fazem referência à tese, e, portanto, ao tema, e um fechamento, que
faz a retomada do assunto tratado no texto e define uma conclusão. Porém, no
caso específico do ENEM, são cobradas, ainda, propostas de intervenção para os
problemas apresentados no decorrer do texto.
Além disso, entrando na estrutura interna do texto, podemos
ressaltar as ideias de tópico frasal e de argumento. Para isso, devemos dividir
um parágrafo em, no mínimo, duas partes, como vocês podem ver na imagem.
A
primeira parte, em azul, é o que chamamos de tópico frasal, ou, como gosto de
chamar, argumento primário, que é, basicamente, uma pequena introdução ou
resumo para o que será desenvolvido durante o parágrafo. Já nas partes que
seguem, destacadas na imagem pelas cores vermelha e rosa, temos os argumentos,
ou argumentos secundários, que são expansões do que existe no tópico frasal.
Explicando isso com outras palavras, para melhor compreensão, temos uma
introdução, um desenvolvimento e uma conclusão no texto como um todo, e uma
estrutura bastante semelhante presente em cada parágrafo, garantindo unidade às
ideias presentes no texto.
Eu sei que isso pode parecer um pouco confuso nesse primeiro
momento, mas esmiuçaremos melhor esses aspectos no decorrer do curso. O
importante nesse momento é compreendermos os pontos estruturais que pretendemos
alcançar para uma escrita eficiente.
Caso tenham alguma dúvida, comentem abaixo. E até a próxima
aula!
Comentários
Postar um comentário