Nessa aula, começaremos de fato o nosso curso, explicando o
gênero dissertativo-argumentativo, que é o gênero textual mais frequentemente
cobrado em vestibulares e concursos.
Primeiro, dissertar significa expor fatos, hipóteses ou
opiniões de forma sistemática, ou seja, de modo logicamente consistente. Vamos
tentar simplificar um pouco essa explicação. É falar sobre um tema procurando
deixar poucas brechas lógicas ou de conteúdo. No caso dos exames admissionais,
se espera avaliar minimamente, em poucas linhas, as habilidades do aluno de
dissertar.
A peculiaridade da dissertação argumentativa é, como o nome
já diz, a presença de aspectos argumentativos no texto, ou, dito de outro modo,
a presença de aspectos que defendam um ponto de vista. Quanto a isso, já vem um
primeiro ponto importante. Não basta expor fatos ou hipóteses, é preciso saber
argumentar a favor de um ponto de vista. Caso contrário, seu texto será uma
dissertação expositiva.
Essa definição pode aparentar ser algo irrelevante para o
aprendizado do gênero, mas é importante para que o aluno não comece seus
estudos tendo uma noção excessivamente ampla do conceito de dissertação
argumentativa, evitando o desenvolvimento de problemas que poderiam vir a gerar
barreiras mais a frente.
Na próxima aula, falaremos sobre os possíveis porquês de o
gênero dissertativo argumentativo ser cobrado com tanta frequência.
Então, até a próxima aula!
Comentários
Postar um comentário