Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 1.1 – O gênero dissertativo-argumentativo


Nessa aula, começaremos de fato o nosso curso, explicando o gênero dissertativo-argumentativo, que é o gênero textual mais frequentemente cobrado em vestibulares e concursos.

Primeiro, dissertar significa expor fatos, hipóteses ou opiniões de forma sistemática, ou seja, de modo logicamente consistente. Vamos tentar simplificar um pouco essa explicação. É falar sobre um tema procurando deixar poucas brechas lógicas ou de conteúdo. No caso dos exames admissionais, se espera avaliar minimamente, em poucas linhas, as habilidades do aluno de dissertar.

A peculiaridade da dissertação argumentativa é, como o nome já diz, a presença de aspectos argumentativos no texto, ou, dito de outro modo, a presença de aspectos que defendam um ponto de vista. Quanto a isso, já vem um primeiro ponto importante. Não basta expor fatos ou hipóteses, é preciso saber argumentar a favor de um ponto de vista. Caso contrário, seu texto será uma dissertação expositiva.

Essa definição pode aparentar ser algo irrelevante para o aprendizado do gênero, mas é importante para que o aluno não comece seus estudos tendo uma noção excessivamente ampla do conceito de dissertação argumentativa, evitando o desenvolvimento de problemas que poderiam vir a gerar barreiras mais a frente.

Na próxima aula, falaremos sobre os possíveis porquês de o gênero dissertativo argumentativo ser cobrado com tanta frequência.

Então, até a próxima aula!



Comentários