Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 2.1 – Explicação geral sobre o parágrafo introdutório
Já falamos em posts anteriores sobre os constituintes de um
parágrafo qualquer: tópico frasal e argumentos. E sobre as partes específicas
do parágrafo de introdução. Contextualização e tese.
Neste texto e também nos próximos da aula 2, manteremos
nosso foco nas exclusividades da introdução.
Retomando, a introdução consiste na contextualização mais a tese. A contextualização serve como gancho para que a tese seja
justificável, pois, para que uma discussão seja possível, sempre há uma
motivação. Já a tese, é uma problematização, uma crítica relacionada ao tema
proposto, um comentário dotado de opinião fundamentável. Dessa forma, a tese
torna-se o ponto mais importante de qualquer texto, pois tudo que vem depois
gira em torno dela.
Com isso, criando bases para discussão, o parágrafo de
introdução tornará possível a criação de todos os outros parágrafos, sendo,
essencialmente, o guia para todo o texto. Com isso, não é difícil inferir que
nada que esteja escrito nos parágrafos seguintes pode ser completamente avulso
à proposta da introdução. Mesmo que sejam usados exemplos de ideias que
contradizem a tese, para fins de contraste, esses exemplos precisam ser usados
de forma clara, para que não pareça uma contradição.
Comentaremos sobre as possibilidades de produção de
contextualizações e teses nas próximas postagens.
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