Curso básico de redação dissertativa argumentativa: Aula 2.1 – Explicação geral sobre o parágrafo introdutório


Já falamos em posts anteriores sobre os constituintes de um parágrafo qualquer: tópico frasal e argumentos. E sobre as partes específicas do parágrafo de introdução. Contextualização e tese.
Neste texto e também nos próximos da aula 2, manteremos nosso foco nas exclusividades da introdução.





Retomando, a introdução consiste na contextualização mais a tese. A contextualização serve como gancho para que a tese seja justificável, pois, para que uma discussão seja possível, sempre há uma motivação. Já a tese, é uma problematização, uma crítica relacionada ao tema proposto, um comentário dotado de opinião fundamentável. Dessa forma, a tese torna-se o ponto mais importante de qualquer texto, pois tudo que vem depois gira em torno dela.

Com isso, criando bases para discussão, o parágrafo de introdução tornará possível a criação de todos os outros parágrafos, sendo, essencialmente, o guia para todo o texto. Com isso, não é difícil inferir que nada que esteja escrito nos parágrafos seguintes pode ser completamente avulso à proposta da introdução. Mesmo que sejam usados exemplos de ideias que contradizem a tese, para fins de contraste, esses exemplos precisam ser usados de forma clara, para que não pareça uma contradição.

Comentaremos sobre as possibilidades de produção de contextualizações e teses nas próximas postagens.

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